Digital

Fake News

Fake News são notícias falsas publicadas em qualquer meio, incluindo veículos de comunicação tradicionais, como se fossem informações reais.

Com ou sem o intuito, esse tipo de notícia traz danos não só de reputação mas já causou até morte(s). Geralmente o objetivo é legitimar um ponto de vista, prejudicar alguém ou algum grupo.

Um fator importante que acaba acelerando a sua propagação é que muita gente não sabe diferenciar o que é fake do que é uma fonte confiável. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam a falsa notícia sem confirmar se é verdade seu conteúdo.

Em relação as redes sociais, que muita gente acaba usando para se informar, a máxima acaba sendo “se está na internet é verdade” e assim muitas notícias falsas acabam sendo percebidas como verdadeiras sendo compartilhadas em volume massivo.

Quando a pessoa recebe uma notícia que a agrada, são estimulados os mecanismos de recompensa imediata do cérebro dando a sensação de prazer instantâneo, ocorre uma descarga emocional gerando uma satisfação imediata. Isso impulsiona a pessoa a transmitir a mesma informação para que os recipientes sintam o mesmo.

Fake news é muito sério e falar disso deve ir além de sensacionalismo, existem implicaçoes jurídicas atreladas a essa publicação/propagação como sanções penais pelo crime de difamação ou a obrigação de indenizar a vítima da mentira.

Vocês tem dúvidas? Fake news é um assunto imenso e com certeza vamos ouvir cada vez mais esse termo.

Simone Cabredo
Últimos posts por Simone Cabredo (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *