CriminalPara Advogados

Google Maps utilizado como prova

Esses dias recebi as memórias do Google Maps e pensei aqui comigo que além de ser uma ferramenta bem completa e pouco explorada já que ele não serve só pra traçar rotas, ele é um ótimo meio de prova e nem sempre nós advogados conseguimos nos utilizar dele.

Também quis fazer este post para ajudar os colegas a pensarem fora da caixa, hoje tudo é majoritariamente digital e assim sendo temos que pensar no que essa realidade nos ajuda a fazer um trabalho melhor ainda.

Dados são coletados o tempo todo, em tudo que fazemos, e, sua localização será um desses dados se você permitir, através de diversos aplicativos que ultilizam GPS.

O meio mais comum que costumo utilizar como prova de localização é a localização geográfica fornecida pelas torres das operadoras de telefonia (já fiz post a respeito) mas quando o cliente tem a localização ativada no Google tudo fica muito mais fácil e ilustrado, com os caminhos inclusive traçados e não somente por aproximação da torre como ocorre com as ERBs.

Outro aplicativo que muita gente utiliza é o Waze, que salva histórico assim como aplicativos de exercício e de carona/motoristas.

Acessar os dados do google maps, mesmo sem o celular é possível pela web com o usuário e senha, sem necessidade de ordem judicial.

Nenhum aplicativo isoladamente é uma prova definitiva mas quando amparada por testemunhos, vídeos de segurança e outras provas fica bem mais forte.

Claro que, manter estes serviços ativados te rastreando o tempo todo é uma opção do usuário e pode ser revertida a qualquer momento nas configurações dos aplicativos correspondentes.

As empresas que coletam estes dados também tem que deixar claro o destino destes dados bem como essa coleta ser “as claras”. Se você quer saber como ativar ou desativar/apagar essa opção deixa um comentário =)

Simone Cabredo
Últimos posts por Simone Cabredo (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *