Digital

O Excesso de Informação que gera Desinformação

Poderia ser só um meme mas é mais sério do que isso.

Já faz algum tempo quero falar do excesso de informação e como isso pode gerar desinformação. Isso mesmo : de-sin-for-ma-ção.

A situação é tão grave que já impactou inclusive processos eleitorais de ao menos três países, não só isso, a coisa vai tão longe que é possível relacionar fake news com enfraquecimento do processo democrático e consequente violência.

Fake news estão longe de ser o único motivo de preocupação, o volume de informação que diariamente se projeta sob nós é humanamente impossível de ser absorvido, não é um problema cognitivo mas sim psicológico que pode ser traduzido na Síndrome de FOMO (Fear of missing out) aonde o indivíduo desenvolve medo de ficar fora do mundo tecnológico ou a não se desenvolver ao mesmo ritmo que a tecnologia. (aprendi com a Cindia)

Quase dois terços do total de usuários das redes sociais no mundo sofrem de FOMO, e nem preciso lembrar a todos da forte presença que o Brasil tem nas redes sociais não é mesmo?

Falando de redes sociais e adicionando aplicativos de telecomunicação na conversa, muito do que se propaga não tem e nem é por si só fonte, pior, a informação é incorreta então quando a pessoa é atingida pela enxurrada de informações nas redes e no seu “filtro” acaba dando atenção justamente para esse tipo de mensagem/post/vídeo/live ela se desinforma ao invés de se informar.

Acho que os criadores de conteúdo tem responsabilidade sobre o que criam, bem como os que compartilham. Muitas tragédias já ocorreram pelo compartilhamento de fake news, vidas foram perdidas.

Ademais de tudo isso, há o nosso tempo e bem estar… Certamente atingimos um momento em que é necessário selecionar o que consumimos e deixarmos de ser meros espectadores de qualquer informação que nos chega. É necessário entender o que é consumido e ter pensamento crítico frente ao conteúdo : os dados tem fonte? é cientificamente provado/possível? esse conteúdo me faz bem ou é tóxico? eu preciso dessa informação?

São inúmeras as perguntas possíveis e o abismo entre alienação e superinformação, mas a minha indagação é: o conteúdo que você consome, te consome?

Simone Cabredo
Últimos posts por Simone Cabredo (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *